terça-feira, 10 de julho de 2012

O Livro da Minha Vida (7) - Dom Quixote


Por Uili Bergamin*

O engenhoso fidalgo Dom Quixote de la Mancha
(Miguel de Cervantes Saavedra – várias edições – mais ou menos 600 páginas)


Esta obra não me formou apenas como escritor, mas principalmente como leitor e ser humano. O impacto que me causou foi tamanho, que dediquei duas de minha obras a ela, como testemunho, como tributo e por gratidão. São elas "Cela de Papel", cujo personagem o poeta Leandro Angonese chamou de "Dom Quixote Bergaminiano" e "A Ilha Mágica", espécie de releitura cervantina. Pesquisei a fundo criatura e criador, sendo que hoje ministro palestras sobre Dom Quixote em todo o estado.
        Eleito em 2002 por uma comissão de críticos literários como o melhor romance de todos os tempos, “Dom Quixote” é também o livro de ficção mais lido do planeta, perdendo apenas para a Bíblia no ranking geral. Publicado em duas partes, a primeira em 1605 e a segunda dez anos depois, as aventuras do “cavaleiro da triste figura” influenciaram escritores, pintores, cineastas, dramaturgos, músicos e escultores de diferentes épocas.
        A história do fidalgo enlouquecido pelos romances de cavalaria (a que o autor satiriza) e de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, que saem pelo mundo em busca de aventuras, inflama até hoje a imaginação de leitores de todas as idades, promovendo debates sobre loucura e sanidade, sonho e realidade, física e metafísica. Com humor cético e às vezes melancólico, Cervantes faz seu personagem jogar-se contra moinhos de vento pensando ser gigantes, tratar prostitutas e lavadeiras como se fossem damas da sociedade e muitas outras hilaridades.
        Obra absolutamente imprescindível para quem aprecia a alta literatura.

*Uili Bergamin é um talentoso escritor nascido em Bento Gonçalves e radicado em Caxias do Sul. Autor de cinco livros, ele também recebeu diversos prêmios por seus trabalhos literários. Uili mantém um blog, http://www.uilibergamin.blogspot.com.br/, onde escreve sobre livros e outros temas relacionados a eles.


"O Livro da Minha Vida" é um projeto do Blog Página Virada. O blog publicará regularmente um post sobre uma obra que marcou a vida de alguém. Para participar, mande seu texto para paginaviradablog@yahoo.com.br

3 comentários:

  1. Li alguns escritos do Bergamin e posso dizer que é uma leitura prazerosa e cativante. "Meu livro" também foi o Dom Quixote e penso que ele tem lugar garantido em toda boa biblioteca. Penso também que toda boa biblioteca não pode dispensar nossos escritores, especialmente os regionais, que têm tido ótima produção a partir do próprio Bergamin, Gil, Helô Bacichetti passando por Marcos Kirst e os demais autores do Tetraedro que nos trazem textos desafiadores.
    Valdemir Guzzo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo espaço, caro amigo Guilherme, e um abraço especial ao Valdemir, que tem também o Quixote como "nosso livro".
    Abração

    Uili Bergamin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uili!

      Fico feliz em ter sua participação aqui. Parabéns pelo trabalho como escritor e como incentivador da leitura. Quem dera mais pessoas tivessem essa preocupação aqui no Brasil.

      Um abraço
      Guilherme

      Excluir