domingo, 28 de novembro de 2010

A boa música, no Fim do Mundo

Por Guilherme

Passei boa parte da minha adolescência ouvindo a rádio Antena1, ligado na frequência 102.7 de Caxias do Sul. Com ela, fazia minhas tarefas de casa, lia, descansava e passava meu tempo livre. Através dela, conheci melhor grandes nomes da música como Phil Collins, Alice Cooper, America, Johnny Rivers, Bee Gees, Peter Frampton, Chicago, entre outros, além de ouvir frequentemente músicas dos Beatles (foi através da Antena1 que ouvi In my life, a melhor música de Lennon/McCartney, na minha opinião). Lembro, inclusive, da noite em que liguei o rádio (já ajustado nos 102.7) e estranhei a programação da rádio, bem diferente da Antena1 que eu conhecia. E, de fato, não havia mais transmissão da rádio na serra gaúcha, e o único modo de ouvir os clássicos da Antena1 era sintonizar os 89.3 da transmissora de Porto Alegre, ou ir ao site da rádio, o que era complicado em uma época de conexões discadas e caras. O fim da Antena1 na serra gaúcha foi uma das tristezas da minha adolescência. Não encontrei outra emissora que tocasse os clássicos do rock e da música pop dos anos 60, 70 e 80.
Felizmente, descobri outra rádio com um perfil parecido com o da Antena1. A Rádio Centro, da cidade de Ushuaia, na Terra do Fogo argentina, tem uma programação dedicada aos clássicos das décadas passadas. Das 20h às 8h, a rádio toca muita coisa boa, como Neil Diamond, Paul McCartney, George Harrison, Electric Light Orchestra, Creedence, Rod Stewart, Phil Collins e Roy Orbison. Os outros horários são dedicados às músicas argentina e latina.
Além da boa programação, o pessoal da rádio entende o que a música significa para a vida das pessoas. Isso transparece na mensagem inicial do site:
Disfruten de una programación realizada para que puedan escuchar aquellos temas que marcaron sus vidas, los temas con que pasaron su juventud, con los que conocieron a alguien, con los que iniciaron un camino…
Esperemos que disfruten esta radio, en donde volvemos a la tradicional FM en donde se podía ESCUCHAR Música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário