terça-feira, 2 de novembro de 2010

Paul McCartney está chegando!

Por Guilherme     

      Um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas é a vinda do Beatle Paul McCartney ao Brasil. Aqui, ele fará três shows (um em Porto Alegre e dois em São Paulo), todos eles com ingressos esgotados. No Rio Grande do Sul, comenta-se que a movimentação causada pela vinda de Macca é semelhante à que ocorreu durante a visita do Papa João Paulo II a Porto Alegre em 1980. O motivo para tanta expectativa é óbvio: McCartney formou com John Lennon, George Harrison e Richard Starkey (Ringo Starr) o maior grupo de rock da história, e é a primeira vez que um deles vem ao Rio Grande do Sul.
      Uma história como a dos Beatles é algo raríssimo e provavelmente nunca se repetirá em local algum. É uma coincidência impressionante o fato de que três dos maiores talentos da música contemporânea (McCartney, Lennon e Harrison) se encontrassem na mesma região e na mesma época. O que eles fizeram juntos perdurará para sempre.
      O primeiro dos Beatles cujo trabalho conheci melhor foi Paul McCartney. Havia comprado o CD 1, com os sucessos da banda, e me interessava em ouvir como seriam as músicas tocadas em versões ao vivo. Comprei, então, Paul is Live, que traz músicas de shows de Macca no começo da década de 1990. Além das músicas dos Beatles, a beleza de suas canções solo e as dos Wings (banda formada por ele na década de 1970, depois dos Beatles) fizeram com que eu me tornasse um grande admirador de sua obra. A partir daí, comprei todos os álbuns dele ao vivo, e alguns de estúdio também.
      Procurei conhecer mais sobre a vida de McCartney, e cheguei a Paul McCartney: Many Years From Now (DBA, 1999), de Barry Miles, a biografia autorizada do baixista. Miles é amigo do Beatle, e traz a história de McCartney desde a sua infância em Liverpool até a morte de sua esposa Linda, em 1998, além da história de suas principais composições. O livro é interessante não só para os admiradores dos Beatles, mas para qualquer um que queira conhecer melhor a vida musical dos anos 60 e seus principais personagens, como Eric Burdon, Alice Cooper, Bob Dylan, Brian Wilson, Mick Jagger, entre outros.
      Para aqueles que querem saber mais sobre a carreira de Macca depois dos Beatles, recomendo Paul McCartney: todos os segredos da carreira solo (Lira, 2006), do jornalista brasileiro Cláudio Dirani. Dirani, fã do Beatle, compilou dados sobre todos os álbuns dele até Chaos and Creation in the Backyard, de 2005. O aspecto mais valioso da obra de Dirani, na minha opinião, são as informações sobre as músicas de cada álbum (no que McCartney se inspirou, onde compôs, quando as gravou). Há também uma seção especial sobre os shows de McCartney com os Wings e em carreira solo, com as datas e as músicas tocadas em cada turnê.
      Os shows de McCartney em solo brasileiro prometem grandes emoções aos fãs da boa música. Aos 68 anos, Paul está fazendo a sua turnê de despedida, e essa é a chance derradeira de vê-lo no Brasil. Enquanto fazemos a contagem regressiva para que ele toque as primeiras notas de Venus and Mars, no dia 07/11, no Beira-Rio, vale a pena ouvir alguns dos clássicos que Macca tocou em suas últimas turnês:




Nenhum comentário:

Postar um comentário