sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Vida no Limite: a ciência da sobrevivência

Por Guilherme

Recentemente, o até então desconhecido “campeonato mundial de sauna” despertou a atenção do mundo inteiro. Sua final foi disputada por dois competidores, um russo e um finlandês, e o campeão seria aquele que aguentasse mais tempo na sauna, sob uma temperatura superior a 100 graus centígrados. Resultado: depois de 6 minutos a 110 graus, ambos tiveram que ser encaminhados a um hospital, e o russo não resistiu. Por incrível que pareça, o campeonato de sauna era disputado desde 1999, e até então nenhuma morte havia sido registrada. Mais incrível ainda é saber que uma pessoa normal pode suportar temperaturas ainda maiores, em um ambiente seco. Experimentos indicam que é possível passarmos poucos minutos em um local com temperatura de 127ºC e sairmos sem sofrer quaisquer danos graves a nosso organismo.
A capacidade humana de resistir a extremos de temperatura, de escalar locais de alta altitude (às vezes sem oxigênio suplementar), de mergulhar em grandes profundidades, de conseguir correr uma maratona mantendo velocidades médias superiores a 20km/h, entre outras, é o tema principal de A Vida no Limite: a ciência da sobrevivência (Jorge Zahar, 2001), da fisiologista inglesa Frances Ashcroft. Além de discutir nossos limites corporais, Ashcroft também trata de alguns recordistas do mundo animal, como gansos que voam a altitudes superiores a 9000 metros (suficiente para sobrevoar o Everest), e bactérias que sobrevivem em fontes de águas termais de 100ºC.
A leitura de A Vida no Limite é muito agradável devido à linguagem clara e objetiva utilizada por Ashcroft, e pelo fato de que cada tema tratado é apresentado com diversos exemplos e com o estudo de vários casos emblemáticos (como as histórias sobre as escaladas ao Everest). Apesar de ser escrito por uma cientista, o livro interessará a todos que são leigos em assuntos de fisiologia humana, mas que se surpreendem com nossa incrível capacidade de sobreviver em condições difíceis e de lidar com a adversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário