quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Daniel Dennett no Fronteiras do Pensamento

Por Guilherme

      O programa Fronteiras do Pensamento trouxe a Porto Alegre, no início dessa semana, o filósofo americano Daniel Dennett. Dennett é um dos maiores discípulos contemporâneos das ideias de Charles Darwin e, junto com Richard Dawkins, o maior crítico do papel das religiões organizadas no mundo.
      Dennett começou sua carreira acadêmica estudando assuntos ligados à origem da consciência humana. Seu conhecimento das ideias evolucionistas de Darwin fez com que ele unisse esses dois campos do conhecimento, propondo teorias a respeito de como a seleção natural moldou nossa estrutura cerebral e nos permitiu possuir essa característica tão distinta que é a consciência. Esse foi, em linhas gerais, o assunto apresentado pelo filósofo no Fronteiras do Pensamento.
      Conheço as ideias de Dennett desde a época de minha graduação, quando li A Perigosa Ideia de Darwin (Rocco, 1998), e me surpreendi com o enorme conhecimento do autor sobre evolução, apesar de ele não ser biólogo. Nesse livro, o americano explica os mecanismos que possibilitam aos seres vivos evoluírem (modificarem-se ao longo do tempo) e quais são as implicações do conhecimento da evolução em campos como a ética e a psicologia. Um dos conceitos mais interessantes da obra, e que também foi abordado por Dennett em sua palestra, é a ideia dos memes. Um meme é uma espécie de gene cultural, ou seja, uma ideia, palavra, música ou conceito que se espalha pela população através da cultura e, como ocorre com os genes, também está sujeito à seleção. Boas ideias, assim como bons genes, permanecem por um bom tempo, e é por isso que ainda hoje lemos Shakespeare e os filósofos gregos. Apesar disso, ideias e conceitos não tão bons assim também podem perdurar por nos atingirem da mesma maneira que um vírus, subitamente e sem que sejam notadas. Isso explica por que letras de músicas “grudentas” costumam fazer algum sucesso.
      O último livro de Dennett lançado no Brasil, Quebrando o Encanto (Globo, 2006), trata de um tema bastante espinhoso: o surgimento, a evolução e a fixação de ideias religiosas nas pessoas, e o posterior surgimento das religiões organizadas. De acordo com o filósofo, a religião também é um meme que passou pelo teste do tempo e hoje pode ser encontrada em todas as culturas do planeta. O autor critica o fundamentalismo religioso, que foi a causa de tragédias como a de 11 de setembro de 2001 em Nova York, e convoca os moderados a discutirem internamente de que modo isso pode ser solucionado. Apesar de sua postura crítica e do ateísmo confesso, Dennett é bastante respeitado por autoridades religiosas pela sua seriedade e pelo tom moderado de suas opiniões.
      Tenho em Dennett um grande herói intelectual. A Perigosa Ideia de Darwin é um dos livros mais interessantes que li, e o recomendo àqueles que queiram conhecer melhor os mecanismos evolutivos. O conhecimento que ele demonstra ao falar sobre evolução e a clareza de seus escritos são impressionantes, a ponto de alguns o considerarem o “novo Darwin” (o que se justifica também pela aparência de Dennett, calvo e com uma grande barba branca, como a do evolucionista inglês). O autor mantém um site, através do qual podemos acessar alguns de seus textos, sejam artigos científicos ou de jornal. Fazer uma visita ao site de Dennett e ler seus escritos é a melhor maneira de entrar em contato com as ideias de um dos mais influentes pensadores da atualidade.

2 comentários:

  1. Salve Dom Guilherme, tenho buscado nomes de autores que abordam enfim filosofia e ciência, incondicionalmente a religião é passagem, mesmo que seja passagem para lugar algum, enfim... Valeu a dica e aproveito para deixar alguns autores que me indicaram, dos que cito apenas Poppe ja tive algum contato, mas lá vai, Poppe, Watkins e Lakatos, pode haver algum erro quanto a grafia no nome dos autores. Abraços nossos.

    ResponderExcluir
  2. Grande Emerson!
    Li alguma coisa desses autores que você citou, mas na época da graduação, em aulas sobre teoria da ciência. Um filósofo muito interessante para nós, biólogos, é Peter Singer, que escreve sobre bioética. Em breve vamos tratar dele aqui no blog.
    Um grande abraço!
    Guilherme

    ResponderExcluir