quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Terceiro Chimpanzé


Por Guilherme

Já falamos aqui do escritor americano Jared Diamond, autor dos famosos Armas, Germes e Aço, e Colapso, obras que tratam da evolução das sociedades humanas e das maneiras pelas quais elas foram enfraquecidas ou desapareceram.
O livro que deu origem às mais famosas obras de Diamond foi O Terceiro Chimpanzé: a evolução e o futuro do ser humano (Record, 2010), publicado originalmente em 1992, e que trata das questões fundamentais da evolução biológica dos seres humanos com uma clareza poucas vezes encontrada em outros escritos sobre o tema.
Diamond dividiu O Terceiro Chimpanzé em cinco partes. A primeira apresenta informações a respeito de como, quando e onde boa parte da evolução humana ocorreu. A segunda e a terceira parte do livro são as mais interessantes, pois discutem comportamentos curiosos dos seres humanos, como o vício em álcool e outras drogas, a invenção da arte (origem da arte é o melhor termo, pois suspeita-se que manifestações artísticas também possam ser encontradas em outras espécies animais), a seleção de parceiros e o adultério. Nesses capítulos, Diamond também escreve sobre a biologia do envelhecimento e da morte, as origens da linguagem humana, e o início dos cultivos agrícolas, que nos trouxeram muitos benefícios, mas também muitos problemas.
      A quarta parte do livro explica como ocorreram as migrações humanas pelo planeta, desde a época em que saímos da África até as viagens dos europeus por novas terras. Um ponto em comum une a maioria das viagens: o conflito entre aqueles que chegam e os nativos, provocado por diferenças culturais, de linguagem, e de poderio bélico. É por isso que Diamond espera que não existam seres alienígenas capazes de nos visitar.
      A parte final de O Terceiro Chimpanzé é a mais reflexiva. Nela, o autor discute as implicações de um aumento sem controle da população humana em todo o planeta, e a catástrofe que poderemos provocar se explorarmos os recursos naturais sem nos preocuparmos com sua renovação. Muitos exemplos de sociedades que entraram em colapso ambiental são apresentados, e o autor espera que a história possa nos ensinar a partir deles. Por saber a importância desse tema, Diamond dedicou o livro Colapso para ampliar o debate sobre as consequências da má conduta ambiental nas sociedades humanas.
      O Terceiro Chimpanzé, assim como os outros livros de Jared Diamond, é leitura obrigatória para as pessoas curiosas por temas relacionados à nossa evolução e ao nosso futuro. Também deveria ser lido por quem toma decisões, ou seja, pelos governantes, que raramente pensam nas consequências ambientais e sociais de suas políticas que visam o desenvolvimento econômico a qualquer custo. A crítica de Diamond ao crescimento desenfreado de nossa população é explícita. Infelizmente, poucos políticos parecem interessados em propor programas de planejamento familiar. E os motivos para isso são óbvios.

2 comentários:

  1. Temas relacionados as questões de evolução biológica são sempre interessantes e provocativos. Ainda mais adicionando questões de cunho reflexivo quanto as atitudes atuais e mecanismos de sobrevivência humana. Após a dissertação será o meu próximo livro ...bom tema para nossa aula de inglês rsrrs...abraço.
    Guilherme

    ResponderExcluir
  2. Guilherme!

    Esse tipo de assunto sempre gera muita discussão e polêmica porque é uma tentativa de explicar porque somos como somos, e isso provoca muita controvérsia. Sem dúvida é uma ótima leitura.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir