quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Em Silêncios

Por Guilherme

No último sábado, dia 06, estive na Feira do Livro de Caxias do Sul para o lançamento de Em Silêncios, 12° livro do escritor e jornalista – e amigo – Marcos Kirst.
    Vencedor do Concurso Anual Literário de Caxias do Sul, promovido pela Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer, Em Silêncios é também o primeiro livro de poemas de Kirst. E sua estreia em um novo gênero literário não poderia ser melhor: a obra traz ideias primorosas em forma de curtos poemas, que versam sobre aquilo que o silêncio pode nos dizer, ensinar ou esconder de nós. Silêncio, aqui, deve ser entendido não somente como a ausência de som, mas também como “um átimo de ensimesmamento originado por algum estímulo exterior ou por alguma súbita epifania da alma” – algo que os livros são pródigos em nos proporcionar.
    Em Silêncios é uma obra de leitura muito agradável, recomendada não somente a quem aprecia o gênero poético, mas também a quem busca nos livros ideias inspiradoras, daquelas que nos fazem interromper a leitura, baixar o livro e pensar sobre o que acabamos de descobrir. Em um mundo no qual a correria e o constante barulho são tão comuns a ponto de estranharmos a quietude e a tranquilidade, refletir sobre o silêncio e aprender com ele representa uma oportunidade de ouro.

Uma pequena amostra do talento de Kirst está em Perda, um dos meus poemas favoritos de Em Silêncios:

Engoliu em seco
e disse “sim”.
Olhou com ódio
as costas do outro.

Mataria.

Antes,
morreu algo
dentro de si.

2 comentários:

  1. Guilherme Guzzo, grande amigo, grande leitor, propagador da leitura e sempre gentilmente prestigiando meus lançamentos. Gratissimo pela resenha favorável a esse inexplicado arroubo poético que invadiu meus silêncios. Um abraço.
    Marcos F Kirst

    ResponderExcluir
  2. Grande Marcos!

    Alegria é poder ler os teus escritos, sempre muito bons. Parabéns pelo trabalho.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir