quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Animais não-humanos podem ser criaturas morais?

Sim, segundo filósofo Mark Rowlands. Em um texto escrito para a nova revista eletrônica Aeon, Rowlands afirma que outros animais podem exibir comportamentos que consideraríamos “morais” se fossem praticados por nossa espécie, apesar de que animais não-humanos não podem ser agentes morais como nós por não serem responsáveis por seus atos (os humanos sempre são?).
    Rowlands traz alguns exemplos instigantes, que permitem pensarmos se o que os animais fazem não é algo além daquilo que se considera comportamento instintivo ou uma resposta a estímulos básicos, como a dor. Um caso é o da gorila Binti Jua, que carregou um menino que havia caído em seu recinto até um local onde a criança pudesse ser tirada de lá pelos tratadores do zoológico. Outro é de um cão que tentou resgatar um companheiro atropelado em uma movimentada rodovia chilena.
    O tema da moralidade nos animais é objeto do novo livro de Rowlands, Can Animals Be Moral?, recentemente lançado nos Estados Unidos, e que ainda não tem edição brasileira.

2 comentários:

  1. Olá. Encontrei o texto em inglês para quem tiver interesse, segue o link: http://www.yale.edu/agrarianstudies/colloqpapers/20rowlands.pdf

    Ana Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!

    Valeu pelo link.

    Um abraço
    Guilherme

    ResponderExcluir