sábado, 6 de novembro de 2010

Viagem de um Naturalista ao Redor do Mundo

      Charles Darwin é conhecido por todos como o cientista que elaborou a ideia de evolução através da seleção natural, a qual explica por que todos os seres vivos (incluindo nós) são como são. Além de ser o “pai” da moderna teoria evolutiva, Darwin contribuiu com a ciência de inúmeras maneiras: é difícil encontrar alguma área das ciências biológicas que não teve a influência de seu trabalho. Darwin fez observações interessantes sobre o comportamento animal e humano, entomologia, botânica, parasitologia, geologia, e até refletiu sobre os prós e contras do casamento (depois de pensar bastante sobre o assunto, optou pelo matrimônio com sua prima Emma).
      Boa parte das ideias de Darwin se consolidou durante a sua famosa viagem pelo mundo a bordo do navio Beagle. A embarcação zarpou da Inglaterra, em 27 de dezembro de 1831, sob o comando do capitão Robert FitzRoy, e levava a bordo o jovem Darwin, na época com 22 anos de idade. O objetivo da viagem do Beagle era continuar uma pesquisa hidrológica no litoral da América do Sul, e Darwin aproveitaria o trajeto para coletar espécimes de animais e vegetais, além de fósseis, que seriam destinados a universidades britânicas. Após navegar pelos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, e ter passado por vários locais, como o Brasil, a Terra do Fogo, as Ilhas Galápagos, o sul do continente africano, a Austrália, as ilhas de Cabo Verde e Açores, o Beagle terminou sua viagem em 2 de outubro de 1936.
      A viagem oportunizou a Darwin muito mais do que conhecer lugares novos. O cientista ficou fascinado com a diversidade das espécies nos trópicos e com os nativos dos locais por onde passava. Observador meticuloso, ele anotava suas ideias e impressões em diários, que foram transformados em livros. No Brasil, a coletânea dos escritos de Darwin sobre seu tempo no Beagle foi publicada pela L&PM, em dois volumes, com o título Viagem de um Naturalista ao Redor do Mundo. Em nosso país e em outros pontos da América do Sul, além das belezas naturais e da rica biodiversidade, a escravidão chamou a atenção de Darwin, a ponto de ele citá-la em várias passagens de seus textos.
      Viagem de um Naturalista ao Redor do Mundo traz registro minucioso das espécies que Darwin encontrou pelo mundo. Comparar as informações do livro com o panorama atual é um exercício interessante. Por exemplo, algumas espécies citadas por Darwin extinguiram-se em menos de 200 anos, e ninguém vai ter o mesmo privilégio do naturalista inglês de apreciá-las na natureza. Outras espécies, como o condor andino, já foram muito abundantes, a ponto de o próprio Darwin ter atirado em alguns para a sua coleção! Hoje, as áreas habitadas por condores são reduzidas.
Infelizmente, nem tudo mudou desde a estada de Darwin aqui na América do Sul. Ao descrever os gaúchos e a sociedade argentina da época, o inglês fez alguns comentários que certamente não são estranhos a nós, brasileiros do século XXI:

“A polícia e a justiça são bastante ineficientes. Se um homem pobre comente um assassinato e é pego, ele é preso, e talvez até fuzilado, mas se ele é rico e tem amigos, ele pode confiar que não advirá nenhuma consequência muito severa. É curioso que os habitantes mais respeitáveis do país invariavelmente ajudam um assassino a fugir: eles parecem pensar que os pecados individuais se dão contra o Estado, e não contra as pessoas.”

E mais adiante:

“Quase todo funcionário público pode ser subornado. O gerente nos correios vendia selos governamentais falsificados. O governador e o primeiro ministro tramavam abertamente roubar o tesouro do Estado. Justiça, quando o ouro entrava em questão, raramente era esperada por alguém.”

Por fim:

“Diante desta total carência de princípios dos homens que estão no poder, em um país cheio de oficiais mal pagos e baderneiros, é inacreditável que o povo ainda tenha esperança de que algum tipo de governo democrático possa dar certo!”

Um comentário:

  1. ...e eu sempre pensei que o "pai" Darwin só houvesse escrito sobre fauna e flora. Que show!

    J.Cataclism

    ResponderExcluir