quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Esquisitologia

      Richard Wiseman começou a sua carreira profissional como mágico. Estudando como eram feitos os truques e, principalmente, como as pessoas reagiam a eles, Wiseman se interessou pela psicologia da mágica. Mais tarde, graduou-se, fez um doutorado em psicologia e passou a investigar alguns aspectos peculiares do comportamento humano. Parte de suas pesquisas recentes encontra-se em Esquisitologia: a estranha psicologia da vida cotidiana (BestSeller, 2008). O livro inicia com uma discussão sobre a possibilidade de os astros orientarem o trabalho de quem diz adivinhar o futuro, um dos temas preferidos do autor, que, como todo bom mágico, é extremamente cético quanto à possibilidade de alguém ter poderes sobrenaturais. Wiseman recrutou uma astróloga financeira profissional, um analista de finanças e uma criança de quatro anos de idade, e pediu-lhes que selecionassem empresas para investir 5 mil libras. O investidor financeiro e a astróloga analisaram com cuidado o mercado (e os astros), enquanto a menina usou um método diferente: Wiseman jogou um monte de papeis para o ar, cada um com o nome de uma empresa, e ela pegou quatro, ao acaso. Depois de um ano, o analista financeiro havia perdido 46,2% de seus investimentos, e a astróloga, 6,2%. A única participante que havia ganhado era a menina, que conseguiu um lucro de 5,8%. Além de colocar em cheque a veracidade de quem afirma ter a capacidade de ver o futuro, o trabalho mostra que questões como a variação no mercado financeiro são difíceis de prever, mesmo para especialistas, e estão ligadas a fatores como a sorte.
      Ao longo do livro, o autor comenta sobre sorte, piadas, a influência do nome e da data de nascimento sobre a vida das pessoas (sim, isso ocorre, mas não é nada sobrenatural), o poder da sugestão, magia e superstição (tema desenvolvido com maior profundidade por Bruce Hood em seu recente Supersentido: por que acreditamos no inacreditável, publicado no Brasil pela editora Novo Conceito em 2010). A propósito, se você tivesse que escolher entre usar um suéter que caiu em cima de fezes de um cão e não foi lavado ou outro, lavado, que pertencia a um assassino em série, qual deles usaria?
      Escrito em um estilo informal e engraçado, Esquisitologia é um livro que certamente irá agradar as pessoas que se interessam por conhecer mais o comportamento humano. Para quem quer ir além e conhecer mais sobre as pesquisas de Wiseman, o autor mantém um site (http://www.richardwiseman.com), no qual é possível saber mais sobre a sua obra e encontrar os artigos científicos dele, em inglês. Recomendamos também uma visita ao blog http://richardwiseman.wordpress.com, que é atualizado constantemente com vídeos, fotos e truques de mágica tão interessantes quanto os assuntos tratados por Wiseman em seu livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário