domingo, 17 de outubro de 2010

Uma Breve História do Mundo

            Um dos assuntos que mais interessa a nós, seres humanos, é a nossa própria história. Conhecer de que modo surgimos, como evoluímos e o que fizemos no planeta é uma maneira de apreciar a incrível capacidade humana de criar coisas novas a cada momento, o que nos torna uma espécie altamente adaptável à vida em praticamente qualquer lugar da Terra. Infelizmente, a nossa capacidade intelectual não nos trouxe somente benefícios, mas também nos impeliu a conflitos e à destruição. O resumo de nossa história, com suas glórias e tragédias, é contado pelo professor e historiador australiano Geoffrey Blainey na obra Uma Breve História do Mundo (Editora Fundamento, 2008).
            Blainey inicia a sua narrativa contando como os ancestrais humanos viviam enquanto habitavam as planícies africanas há cerca de 2 milhões de anos. Após nos tornarmos humanos, nos espalhamos pelo continente africano e depois para outras terras. O escritor dá maior ênfase aos fatos que se passaram entre a chamada revolução agrícola (ocorrida no Oriente Médio há cerca de 10 mil anos, e que catapultou o processo de expansão das sociedades humanas devido ao excedente de alimentos) e o final do século XIX. Alguns dos fatos mais relevantes ocorridos no século passado, como as duas guerras mundiais, a chegada do homem à Lua, e o surgimento e declínio do regime soviético são tratados com mais brevidade, visto que Blainey dedicou outra obra a esses assuntos, Uma Breve História do Século XX (Editora Fundamento, 2010).
            A capacidade do autor de sintetizar alguns dos eventos mais representativos de nossa história em 342 páginas certamente vai agradar aos leitores interessados em conhecer melhor o caminho que os seres humanos traçaram desde sua origem até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário