segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O patrimônio natural da serra gaúcha

Por Guilherme

Os patrímônios cultural e gastronômico da serra gáucha são bem conhecidos por todos e, frequentemente, motivo para reportagens na televisão ou em jornais. Menos divulgado, mas não menos importante, é nosso patrimônio natural. Mesmo entre os habitantes da região, não são muitas as pessoas que tiveram a oportunidade de encontar animais como bugios, graxains, veados, seriemas e tucanos em seus ambientes naturais. E, a julgar pelo que estamos fazendo com eles, será cada vez mais raro vê-los livres na natureza.



2 comentários:

  1. ..taí, o graxaim... nunca consegui ver um ao vivo e VIVO, nem lá para "meus" lados de Nova Roma do Sul. Só mesmo atropelados na estrada.
    Já a serieme, quando canta o cara percebe porque ganhou até refrão numa música gaudéria 8-) .

    E os tucanos... tucanos podem ser considerados da nossa região? Vejo tanta gente comentando que "foram introduzidos e se adonaram da coisa". Daí o motivo, verdadeiro ou não, de ter tyanto agricultor pregando bala nos bichos.

    ResponderExcluir
  2. Oi J. Cataclism,

    Os tucanos-de-bico-verde são animais da Mata Atlântica e nativos da região do sul do Brasil. Eles costumam se alimentar de filhotes de outras aves e de ovos, e isso é o que torna esse animais "nocivos", na visão de alguns.

    Um abraço

    ResponderExcluir